segunda-feira, 28 de novembro de 2011

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

ah, o fim de semana...

Sexta-feira, sua linda...
Seja muito bem-vinda!


E o que temos para o fim de semana? Conta pra gente, vai?!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

The most beautiful...

Para o Wikipédia, O pôr-do-sol ou pôr do Sol ou ocaso é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção oeste que pode ser considerado como um processo inverso do nascer do sol que é quando o sol aparece no horizonte na direção leste. Este acontecimento verifica-se todos os dias em todas as regiões compreendidas entre o Círculo Polar Ártico e o Círculo Polar Antártico. Ao período do dia em que ocorre o pôr-do-sol dá-se o nome de "ocaso". Ele surge graças ao movimento de rotação da Terra, no qual o Sol aparenta se mover em torno do nosso planeta atravessando o céu de leste a oeste, o que ocorre graças nossa observação se dar em um ponto não inercial. 

Para os Guapeenses, é simplesmente a coisa mais D.E.S.L.U.M.B.R.A.N.T.E do planeta. Não é por menos, né?!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Histórias pra contar...

Todas as cidades têm uma história em que se conta sobre os fundadores,  a primeira igreja, a origem do nome, Guapé não é diferente...

Desde a chegada de Lourenço Castanho e sua luta com os índios que aqui viviam, o tremor de terra que fez com D. Esméria da Pureza prometesse uma capela a São Francisco, a generosidade do Capitão José Bernardes, seu marido e de Felisberto Arruda que doaram a terra donde surgiu o povoado e depois virou cidade, passando pela origem do quase profético nome, Aguapé,  plantinha abundante em nossos rios, que significa caminho sobre as águas e suas variações: São Francisco de Aguapé , Rio Grande do Aguapé, Rio Grande, Aguapé, até chegar em Guapé, nome definido por Dr. Passos Maia. Nada foi tão significativo como a chegada de Furnas.

Em janeiro de 1963 chega definitivamente o Lago de Furnas, que ia mudar a vida e os caminhos da maioria dos habitantes de nossa cidade.

Com o advento do Lago de Furnas, 22% de nosso município e mais de 80% da área urbana foram inundados. Tivemos um êxodo de 60% da população, que levou consigo, conhecimentos, tradições e boa parte de nossa história. O impacto da inundação e todos os problemas que daí surgiram foram sendo digeridos aos poucos e até hoje temos algumas lacunas.

Mas o fato é que Guapé, a partir do Lago de Furnas, se tornou uma das mais belas cidades da região, quiça do País. A combinação perfeita de montanha e água, faz com que o pôr do sol aqui seja único. Além do famoso Paredão e outras tantas cachoeiras que se espalham pelo município.

Era inevitável que se tornasse um destino turístico, e o turismo vem chegando. Lento, mas definitivo. Bom que seja lento, pois pode assim se organizar e crescer. Turismo sustentável, esta é a onda.

E você, conhece a história da cidade? Tem alguma coisa importante a nos contar?

Escrito por: Laura Simões